terça-feira, 16 de outubro de 2012

Ler para (sobre)viver

"Ler é beber e comer. O espírito que não lê emagrece como o corpo que não come." Victor Hugo
 
Tão importante como a alimentação física é a alimentação intelectual. Tal como refere Victor Hugo, todo aquele que não cria condições para se manter bem informado e espiritualmente saudável, não se encontra suficientemente forte para ultrapassar as adversidades da vida, contornar os seus problemas e saber escolher o melhor caminho a seguir.
 
Esta ideia está bem presente no excerto de "As vinhas da ira", de John Steinbeck:
"O povo em êxodo, correndo atrás do trabalho, procurando a vida encarniçadamente, esse povo também procurava o prazer, andava à cata de prazeres, fabricava prazeres e sentia fome de divertimentos. Às vezes, o seu prazer consistia em conversar; distraíam-se com ditos engraçados. E acontecia que, nos acampamentos, à beira da estrada ou nos fossos dos rios ou à sombra dos sicómoros, o narrador de histórias se revelava, e a gente reunia-se à luz mortiça das fogueiras, para ouvir os mais dotados. E o interesse com que os homens ouviam as histórias fazia com que essas histórias se tornassem grandiosas.
(...)
E o povo escutava, e as suas feições imobilizavam-se, à força de atenção. Os narradores de histórias, concentrando a atenção geral no que diziam, falavam num ritmo entusiástico, porque sentiam que usavam de termos grandiosos porque as narrativas eram grandiosas e com elas se sentiam engrandecidos os que escutavam."
 
Assim como os que escutam se sentem engrandecidos, os que leem também se engrandecem com as leituras que fazem. Entre tantas outras leituras que poderíamos sugerir, neste Dia Mundial da Alimentação, deixamos as seguintes:
 
- O livro com cheiro a canela, Alice Vieira (PNL, 4º ano)
- Chocolate à chuva, Alice Vieira (PNL, 5º ano)
- A vida mágica da sementinha, Alves Redol (PNL, 6º ano)
- A que sabe esta história?, Alice Vieira (PNL, 5º e 6º anos)
- O trigo e o joio, Fernando Namora
- Seara de vento, Manuel da Fonseca
- As vinhas da ira, John Steinbeck
- Isaac Newton e a sua maçã, Kjartan Poskitt (Col. Finados famosos)
- Somos o que comemos, Felicia Law (Col. Superadolescentes)

Sem comentários: